20 agosto 2014

Rumo à Galiza. Do Grove à ilha de Arousa.


Do Grove é um pulo (ou uma ponte, como lhe queiram chamar) até à ilha de Atoxa, local onde o nobre povo passa as suas férias, a ver pelas apalaçadas casas que por lá moram. Apenas nos passeamos de carro, admirando as mais (e menos) belas casas, as jovens "bábás" passeando os bebés nos carrinhos e os seus papás, na descansada miragem da paisagem ou em tacadas de golfe, em extenso campo junto ao rio. Também lá existe um enorme hotel, para quem intencionar por lá ficar uns dias, em repouso e revigorante programa.



Do Grove fomos fazendo a costa direcção norte, parando aqui e ali para apreciar a paisagem, fotografar, entrar na vida do mercado e fotografar mais uma vez. Muito. Cada pormenor. Com tempo. Esquecer que o céu está cinzento e que de vez em quando pinga pois a hora é de apreciar e não de lamentar.
Paramos numa pequena praia onde apenas uma família de quatro (as saudades das princesas aparecem a cada canto, a cada criança, a cada movimento que façamos. Estão sempre cá, mas faz-nos também bem esta distância boa e momentânea que nos vai fazer devorá-las ao primeiro encontro)... voltando à família de 4.... brincava nas águas paradas da ria, com uns barquinhos de pescadores ancorados a embelezar cada foto tirada.



O mercado, ao bom estilo espanhol. Movimentado e com muita iguaria meticulosamente distribuída. 
Na zona de Grove, poderá ainda disfrutar de duas excelentes praias: Lanzada, grande e rochosa e com grande areal quando a maré está baixa; e San Vicente do Mar, onde um passadiço em madeira vai contornando a costa, maravilhoso passeio ao amanhecer, assim como o será ao pôr do sol. Como estamos no papel de turistas de passagem, apenas o posso imaginar, pois não o fizemos. Mas posso garantir que aquelas belas casas, onde se ouviam crianças a brincar, e apenas um baixo portãozinho as separava do "pé na areia", são o paraíso real de um qualquer livro de veraneio juvenil. Da marina, do bar náutico ou de qualquer viela que nos leva a estes pequenos locais, o poderemos comprovar.
Mas siga viagem, que o almoço já está escolhido. E é na Ilha da Arousa.




Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.