22 agosto 2014

Rumo à Galiza. De Noia ao Cabo Finisterra


De Arousa seguimos directos a Nóia para desta seguirmos o percurso pela costa, na AC-550, contemplando o que a natureza nos tem para oferecer. Pelo caminho, foram-se improvisando paragens. A primeira mesmo em Nóia, para o descanso merecido do condutor, o refresco de ambos, e a surpresa de uma bela praça e igreja e muitas estreitas ruelas que daqui nascem para a periferia pedonal. 
Seguimos rumo pela mesma estrada até que, ao passar em Muros, decidimos ficar. Não seriam assim os planos mas a grande vantagem do improviso estava connosco. Uma volta à movimentada terrinha levou-nos a ver os seus telhados. Mas rapidamente percebemos que a vila estava repleta. As opções de alojamento não cobriam a procura e apenas na praia de S. Francisco arranjamos um alojamento do mais simples que há mas que nos proporcionou um óptimo pequeno-almoço, nada esperado. 
Muros estava repleto de jovens, já que haveria um festival de música a decorrer. Mais uma antiga vila com muita vida moderna, muitos turistas e animação. Mais umas estreitas vielas, muitos bares, restaurantes e "movida". E mais uma vez não fugimos às tapas, mas à falta de recomendações especiais para o jantar, não fugimos à banalidade.
Neste percurso haverá mais quatro pontos essenciais de paragem: o Monte e a Lagoa de Louro (5 km após Muros), que confesso ter apenas avistado de longe, ao invés de ter feito o caminho a pé até esta lagoa de aspecto glaciar; a Carnota e o espigueiro mais longo da Galiza, o Horreo de Carnota, com 35 metros e construído no século XVIII; a cascata de Ezaro. O rio Xallas é o único na Europa a desaguar no mar em cascata; e toda a paisagem que vai encontrando pela frente ou, melhor dizendo, ao seu lado esquerdo...
Ao chegar a Finisterra, encontrará peregrinos caminhando estrada fora. Grande parte das peregrinações a Santiago acabam no Cabo Finisterra, o quilómetro zero do caminho religioso. E é nas suas rochas que poderemos encontrar peregrinos queimando as suas roupas para se purificar, com uma imensidão de mar e horizonte pela frente. 



Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.