31 agosto 2015

Dia do blog e a nossa aventura a 4



Porque hoje é dia do blog e porque vocês não merecem esta minha ausência, aqui fica um agradecimento a quem me lê e acompanha desse lado.
Um pouco ausente mas em grande actividade familiar. Uma viagem de autocaravana a quatro, uma experiência há muito desejada e finalmente concretizada. Para começar um sem número de viagens futuras, uma aventura que atravessou o norte de Espanha pela zona vinícola de La Rioja e pelo deserto da Badernas. Um encanto que continua Descendo a costa mediterrânica, um sonho de diferentes imagens e cores. Voltarei para vos contar tudo com mais tempo, com dicas e a prova de que são umas óptimas férias para se fazer com crianças. 
Por agora poderão seguir o que, na medida do possível (Wi-Fi gratuito e nada mais de tecnologia nestas férias; menos, mas nada de fundamentalismos), vou colocando aqui . 
Até breve! 



Share:

11 agosto 2015

Uma viagem. Uma simples viagem de autocarro.


Depois de uma noite de trabalho. Muito sono. E uma viagem de 1 hora de autocarro sem dormir. Porque cada momento pode ser precioso.

Autocarro vazio. Lugar sentada. Tudo apontava para uma soneca. Mas não... 
Lugares desconhecidos, ruas estreitas em que o comprido veículo parecia encolher. O motorista, educado e simpático, dava os bons dias a todos, e até a passagem à sua colega, condutora de um outro autocarro. Numa daquelas ruas em que nem um parece passar pára. Ela tenta retroceder, ele vê que não conseguirá e faz-lhe sinal (mímica): segues tu, eu faço a manobra. Os carros estacionados não ajudam e este, sempre com o sorriso nos lábios e a calma de quem vive de bem com a vida, toca na campainha que o vizinho indica para gentilmente pedir a retirada do carro. 
Estou no Porto. Mas pareço estar numa aldeia onde os vizinhos dão indicações, o nostálgico velhote acena de longe ao motorista como se fossem amigos, entra uma senhora de idade avançada e, em saudações de festa, senta-se lado a lado da sua amiga de infância. Onde um casal não se larga na entreajuda, descendo em câmara lenta aquelas escadas inimigas de quem se move mal, com dores, mas sem queixas.
São 8h da manhã mas o António já volta da lota com o seu balde em punho: "sardinhas e berbigão", diz para quem quer ouvir. "Era o que havia hoje!"
Descubro ainda que tenho um par de calças "desbloqueadoras de conversa". A velha piada do caiu e rasgou as calças... Sorrio. Como quem mostra que não se magoou.
Reparo nos muitos edifícios devolutos. Imagino a sua recuperação. Novos usos. Sonho com as novas vidas com que os presenteava.
As conversas telefónicas cruzam-se. Cada um na sua vida. Na mesma direcção. Nas curvas e contracurvas das ruas. Nas muitas voltas da vida. Juntos. Somos desconhecidos e rumamos juntos a um qualquer lugar deste traçado que escolhemos. Foi neste que entramos. 
Uma hora que poderíamos achar que era inútil transforma-se num percurso rico. Rico na observação. Rico em vivências. Em experiências. Rico para a nossa mente. Para a nossa alma. Para a nossa imaginação. 
Saio deste tempo "inútil" de coração cheio. De quê, nem sei. Disto tudo de que vos falei. 


    Pinterest

Share:

10 agosto 2015

Bolo de aniversário improvisado mas personalizado


Sabem aquelas alturas em que não há tempo para fazer o bolinho, há viagens pelo meio que dificultam o transporte e, ainda assim, não queres despachar uma compra mas sim fazer uma coisa mais carinhosa, pensada e personalizada? Foi essa a situação. Assim, embora o tempo do projeto não esteja aqui contabilizado foi mesmo na última meia hora antes da meia noite que se pôs a mão na massa. Construíram-se torres de oreos banhadas a chocolate branco e de leite, rodearam-se de muralhas de algodão doce branquinho como as nuvens, distribuíram-se velas e correu-se ao jardim (a felicidade da criançada) a apanhar flores para a decoração! Et voilá! Aqui está um bolo giro e original que as crianças adoraram construir em segredo! E assim se faz com muito carinho um brinde à aniversariante! Tchim-tchim!


Dica: o algodão doce tem mesmo que se colocar perto do momento senão começa a "melar" e fica feio... (Comprei numa festa popular, em saco; não sei se há à venda nas lojas de ingredientes e decoração de bolos...)
Share:
© positive mood | All rights reserved.