21 dezembro 2015

Leio para vocês | Este livro está a chamar-te


Mais um que viajou da biblioteca até cá a casa...

Este livro conquistou-as ao primeiro momento, chegando a haver disputa pela interação com este. Um dia uma, outro dia outra, foi a resolução. 
Escutaram, tocaram, caminharam com os seus dedinhos na floresta, saltaram pelas pedras do rio, e descobriram uma amiguinha... O perigo espreitou, mas logo as mãozinhas pequenas correram para proteger esta nova amiga. O conforto antes de dormir...





Leio para vocês 

São estes os livros que crescem com elas. E elas com eles.

Sim, apontem no caderninho...

Este livro está a chamar-te (não ouves?), de Isabel Minhós Martins
Ilustração de Madalena Matoso (prémio nacional de ilustração 2008)
Editora Planeta Tangerina 
Plano Nacional de Leitura
Menção Honrosa - Prémio António Quadros, Literatura Infanti-Juvenil, 2014


Share:

20 dezembro 2015

Viagem de autocaravana a 4: Mojacar


Chegados a Mojacar, decidimos ficar num pequeno parque de campismo também ele em frente à praia (El Cantal de Mojacar).
Mojacar é um local interessante visto de longe. Parece-nos terra das arábias, um aglomerado pintado a branco no meio das montanhas, onde as casinhas se aninham e se colam umas nas outras a apanhar sol. Mas, à semelhança de Altea, temos que nos deixar perder nas suas estreitas e brancas ruelas, calcorreando cada esquina, apreciando a vista de cada miradouro, entrando e saindo das coloridas lojinhas a lembrar Marrocos. Descobrir cada detalhe, registar cada pormenor, compor as melhores fotografias... As meninas e as coloridas flores, o branco e azul caiados a viver Santorini, as esplanadas e solários equilibrados com a vista e as tapas, estas tão espanholas. 
Deixamos-nos maravilhar por mais um contraste desta costa espanhola, já muito influenciados por além mares.
E por aí amigos, há vontade de para viajar?

Nota: de Mojacar poderá ir a Tabernas (deserto e cidade western onde foram rodados alguns filmes como o caso do Indiana Jones); tem vários divertimentos e poderá ser uma experência diferente. Investiguem...

Para seguir esta aventura desde o inicio ver também os posts: A nossa primeira viagem de autocaravanaDe casa às costasMariaLa RiojaDeserto de BardenasTarragona, De Tarragona a ValenciaValencia, de Valencia a AlteaAltea, baía de Portmann.












Share:

18 dezembro 2015

Viagem de autocaravana a 4: Baía de Portman


De Altea a Mojacar, paramos em San Pedro de Pinatar, onde aparcamos a Maria em frente à praia e almoçamos. Tem um porto palafítico engraçado, onde brincamos e clicamos umas fotos mais. É giro mas não espectacular! Espectacular mesmo foi a próxima paragem, que aconselho a não perder... A Baía de Portmann! Tem um pequeno porto, uma praia de terra preta e um pequeno bar mesmo no final da praia, sítio ideal para se parar no tempo apreciando este idílico local. Respirar fundo e agradecer aos céus a decisão de procurar esta baía. Inspirar. Inspirar muito destes locais especiais faz-nos bem. São oxigénio puro para os nossos pulmões. Sangue renovado nas nossas veias. Brilho no nosso olhar!

Nota: as fotografias não espelham a realidade idílica do local...

Para seguir esta aventura desde o inicio ver também os posts: A nossa primeira viagem de autocaravanaDe casa às costasMariaLa RiojaDeserto de BardenasTarragona, De Tarragona a ValenciaValencia, de Valencia a Altea, Altea.















Share:

16 dezembro 2015

Viagem de autocaravana a 4: Altea


Altea. A cúpula do mediterrâneo. Centro histórico único e a não perder.
Terrinha de ruas estreitas e brancas. Ruas vividas com pequenas lojas, bares, restaurantes. Muitos turistas vagueiam sem rumo, fotografando as arrepiantes subidas e inesquecíveis descidas em intermináveis escadinhas, e as coloridas flores que as embelezam. Na alta, a praça principal. E a igreja. A cúpula do mediterrâneo. Sente-se e descanse. Peça um refresco. Um café. Ou qualquer coisa para comer e recuperar energias. A opção dependerá da hora a que lá chegar... E da vontade! Assim é a liberdade! 
Quanto à pernoita, ficámos num parque de campismo em frente à praia. A praia, mais uma vez de pedra e não areia. Fez um pobre e amoroso pai andar kms à procura dos sapatinhos para as cinderelas caminharem nos seixos sem pedir colo (imaginam o que é ter mais uns kgs em cima com os pézinhos sobre os seixos!?). 
O lema das férias manteve-se: sempre alternando a diversão na praia com passeios de exploração, para manter as crianças felizes e não muito cansadas da cultura e da descoberta em que os pais se (e as)metem. Foi o lema adoptado em toda a viagem e que aqui deixo como dica para famílias com pequenotes.

Para autocaravanistas: ficamos no parque de campismo Cap Blanch, em frente à praia. Tem animação para crianças, permite passeios nocturnos no "calçadão" e fica mesmo mesmo pertinho da praia. É só atravessar a estrada!


Para seguir esta aventura desde o inicio ver também os posts: A nossa primeira viagem de autocaravanaDe casa às costasMariaLa RiojaDeserto de BardenasTarragona, De Tarragona a ValenciaValencia, de Valencia a Altea.













Share:

15 dezembro 2015

Viagem de autocaravana a 4: de Valencia a Altea


Não só dos sítios onde pernoitamos vos falo, porque bebemos de cada ponto onde paramos, de cada paisagem que apreciamos, de cada rota que fomos traçando e vivendo. A viagem enriqueceu a cada momento, sendo que a cada segundo não posso retirar o seu valor. 

Partimos de Valencia, com direcção apontada a Denia, cidade costeira e de grande valor. Umas voltas na nossa Maria levaram-nos ao porto, ponto onde os barcos partem para Ibiza e Formentera, paragens que ficam para outras viagens... Ajeitamos a fiel Maria e espreitamos o porto. As miúdas, que têm olho para a coisa, logo avistaram um parque de diversões e insistiram até ganharem a causa (são férias... E elas merecem!). Miúdas entregues à responsável, pais entregues ao "no fare niente"... Olhar os luxuosos barcos atracados, imaginar o azul do mar e do céu sem fim à nossa volta, os mergulhos refrescantes e o abraçar do sol e da paisagem vista do mar para a costa... Uma tapa e uma cerveja aplaudem ao objectivo sem objectivo deste nada fazer que não absorver. A comida, a bebida e as imagens. Estas pausas que nos revigoram corpo e alma, qual spa e massagem revigorantes. A uma distância suficiente para apreciarmos a surpresa, podemos acompanhar um grupos de jovens mulheres surpreendendo a noiva na sua despedida de solteira. Uma viagem (e folia) em Ibiza está próxima a acontecer. Parece-nos bem!
Do porto podemos avistar Denia de fora, diria, e vale a pena. Mas vale também a pena entrar nela, desbravar o seu centro histórico e subir ao castelo. De lá, a perspectiva muda. Mas continua aprovada!

De Denia a Javea foi um instante. Sendo considerada uma das melhores praias de Espanha, não podíamos deixar de planear lá estar. Javea tem umas águas cristalinas de fazer inveja às praias de areia. Pois é amigos, é uma praia de pedra. Os seixos que as minhas filhas não gostam de sentir debaixo dos seus pés de Cinderela e nem eu dos meus, confesso! Não tenho calo para a coisa! Mas lá que a extensa praia tem zonas lindíssimas, tem! E mais um parque que a mais velha quis desbravar. Insufláveis gigantes no meio do mar. O que é que os espanhóis não fazem para se divertirem?!

Calpe avistamos ao longe da nossa Maria. Conheço de outras andanças e poderá ter piada pela enorme montanha na praia que a faz assemelhar à imagem do Rio de Janeiro. Moraira foi-nos recomendado, mas infelizmente (ou felizmente) nestas andanças há sempre imprevistos e sítios que planeámos ir e não vamos assim como descobertas fantásticas não planeadas. Assim são as viagens! E assim gostamos delas! 
Por isso recomendo: vão lá espreitar e voltem para contar! Até breve!

Para seguir esta aventura desde o inicio ver também os posts: A nossa primeira viagem de autocaravanaDe casa às costasMaria, La Rioja, Deserto de Bardenas, Tarragona, De Tarragona a Valencia, Valencia.











Share:

14 dezembro 2015

Leio para vocês | Um presente diferente

Leio para vocês | Um presente diferente


Mais um que viajou da biblioteca até cá a casa...

Um presente diferente mostra-nos que nem sempre percebemos a importância das coisas à primeira impressão. Um presente não desejado transforma-se numa imensidão de utilidades que salva as personagens num mundo de diferentes situações. 
Pois é! Temos que ser receptivos a presentes e situações diferentes: elas vão, com certeza, nos ensinar!



Leio para vocês 


São estes os livros que crescem com elas. E elas com eles.


Sim, apontem no caderninho...

Um presente diferente, de Marta Azcona
Ilustração de Rosa Osuna
Editora Kalandraka

Share:

09 dezembro 2015

Baby Shower LM




O grande dia está a chegar e nós só queremos festejar!
Não faltou o chá e o íntimo lanchinho entre amigas. Sempre com o toque e o detalhe certo: as bolachinhas com tema de bebé, os saquinhos de pipocas ready to pop!, as fraldinhas que não mais deixarão a futura mamã, um bolo divertido (e saboroso) e uma decoração única e à altura do pequeno LM e sua mamã.
Não faltou diversão e os registos ficaram também na divertida sessão fotográfica em photobooth.
Todas se inspiraram para deixar as suas marcas na fralda do nosso bebé, personalizada à mão pela love doodles. E,  nos postais "conselhos à mãe, desejos para o bebé", que tanta risota arrancou às tias...
Enfim, tudo feito com o maior amor, respeitando os tons do futuro quarto do nosso príncipe!
Tudo para dar graças por este estado (de graças). Pela saúde, pela criação, pelo amor, pela amizade! Dizer à mamã que estamos com ela antes que esta só tenha olhos e ouvidos para ti, bebé! Hoje tomamos chá, amanhã mudaremos a tua fralda. Hoje posamos para as fotos, amanhã te embalaremos. Hoje deixamos dicas e desejos, palavras escritas que amanhã esqueceremos. Faremos o nosso melhor. 
Bem-vindo sejas! (mas não te apresses...és um presente a não abrir antes de Janeiro de 2016).








Organização e decoração: parceria +mood & love doodles
Cake design: love doodles
Fralda "baby shower" personalizada: love doodles
Fotografia: +mood

Share:
© positive mood | All rights reserved.