26 outubro 2013

Croácia



Croácia! A Pérola do Adriático, como lhe costumam chamar…e que reluzente o seu brilho!
Este país também à beira mar plantado, presenteado pelo sol e suas paisagens magistrais, consegue ainda preservar a sua identidade.
Zagreb, a sua capital, não nos conquista ao primeiro olhar…há que deixar que aos poucos se apodere de nós, como que por lento hipnotismo. Percorrer as suas vielas, conhecer as suas aventuras e desventuras e deixar-se perder no frenesim das esplanadas da praça central…







Um mais que digno reconhecimento da UNESCO vai para o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, qual milagre da natureza. Os verdes e azuis intensos das águas cristalinas são cortados pelo verde da vegetação selvagem que nos domina. Recortando percursos que nos conduzem por este fantástico mundo, os passadiços de madeira delineiam os nossos passos fascinados, não contando os km percorridos.













 




























Split é a cidade surpresa que nos recebe como seus filhos. Simpática e singela, esta donzela oferece-se a nós sedenta de exploração. Com sua crónica a cada ruela, seu centro histórico encanta num misto de história com rebelde juventude e festejo. O mar reflecte a luz necessária à larga avenida costeira com sua edificação antiga, contrastante com modernas e enérgicas esplanadas solarengas. À noite, o encanto redobra com as luzes raiando nas antigas construções e a torre que se ergue em sinal de beleza, da praça em anfiteatro onde se acomodam os amantes, trocando juras de amor eterno.









































As imensas ilhas que sarapintam as cristalinas águas croatas tornam crítica a escolha de quais visitar. De Split partem barcos rumo à ilha de Hvar, que se revela uma boa escolha: gente quente e aprazível, praça onde o movimento turístico alegra e as águas cristalinas convidam ao refrescar dos corpos no translúcido manto de águas cristalinas, depois aquecidos pelos quentes raios de sol, massajados pelo areal de duras pedras…


















Outra acertada escolha no que se refere a ilhas é a bela ilha de Korcula, que reclama ser terra natal de Marco Pólo, viajante inveterado como gostaríamos de ser um dia…Mais um belo centro histórico a visitar, com suas estreitas ruelas, qual labirinto que desembarca na bela catedral, símbolo desta urbe.




















De Dubrovnik já se espera o encantamento. Talvez por isso a imensidão de turistas retire o verdadeiro feitiço que este belo canto do mapa poderia ter no comum mortal. As suas antigas e estreitas ruas conduzem a incessantes passeios sem rumo definido e sem vontade de parar. A sua procura turística, pelo contrário, convida a sentar numa animada esplanada e observar…Observar um mundo de gente deixando que o fascínio se apodere deles, tentando em vão que as máquinas registem o que o coração sente. A imponente muralha incita a circundar este centro histórico de um ponto mais alto. A vista das construções de telhados emparelhados uns nos outros em contraste com a imensidão de mar que abraça esta cidade é cinematográfica. Do porto partem pequenos veleiros e chegam grandes cruzeiros com centenas de turistas na ânsia de mergulhar nesta cidade património da UNESCO.














































Não posso deixar de registar pequenas paragens como a histórica Trogir, a península de Primosten, as ostras, mariscos e muralha de Ston, a escalada pelas ruas de Sibenik e os agradáveis passeios de barco para os arquipélagos do Parque Nacional Mjet e Kornati, plenos de vegetação natural e praias virgens. Das curtas paragens por Zadar e pela grande cidade de Rijeka pouco posso expressar, não caindo em injustiça com o que pouco explorei…





 















Pula faz-nos pular pelas suas ruínas romanas, enquanto Rovinj e Porec são mais umas belas penínsulas reentrando as límpidas águas do Adriático que terminam a Road Trip pela costa croata como a cereja no cimo do bolo!





  
A Croácia sente o merecido reconhecimento da UNESCO como eu a sinto minha no precioso património de viagens bem vividas!

texto: +mood
fotografia: Tiago Costa Freitas
Share:

2 comentários

Unknown disse...

Que fantásticas fotos! A mistura do verde da floresta com o azul dos lagos deixou-me encantada :)

+mood disse...

Aconselho! As fotos são de um bom companheiro de viagem! E representam bem a realidade!

© positive mood | All rights reserved.