28 setembro 2015

Viagem de autocaravana a 4: deserto de Bardenas





Não precisamos fazer muitos km para outra das melhores atrações destas férias: o parque natural Bardenas Reales. 
As miúdas estavam excitadas com a ideia de ir ao deserto, facto que já tínhamos partilhado uns tempos antes de partirmos e que iam dizendo a toda a gente que as questionava sobre as férias. Em viagem, cantarolavam: vamos ao deserto, vamos ao deserto! 
Pelo meio uma surpresa: um parque de diversões/zoológico (de nome Senda Viva), entre Valtierra e Arguedas, muito perto das tão ansiadas paisagens do deserto. Um parque distribuído pela natureza e pelas montanhas, com animais e muita diversão para todas as idades. De realçar que está muito indicado para crianças na faixa etária: 3-6 anos, com muitas diversões para a pequenada. Lá tivemos que redesenhar a nossa viagem, ficando uma noite mais nesta zona para ir ao parque. 
Iuuupi! - gritaram elas. 

A não perder as deslumbrantes vistas dos miradouros da Ermita de la Virgen del Yugo. Aí passamos um fim de tarde maravilhoso, entre baloiços, correrias e a luz perfeita para algumas fotos. Ainda um jantarinho com vista porque isto de se viajar de casa às costas tem as suas vantagens. Eleger o local para estar, comer ou dormir é uma delas!

O dia começa com uma visita a umas pequenas grutas por detrás do parque de autocaravanas onde pernoitamos. E daí rumo ao parque natural Bardenas Reales, reserva da Biosfera.
À entrada do parque há um centro de informação que fornece um mapa mostrando o percurso a fazer (não há como enganar), sendo que poderá atravessar o parque ou dar uma volta de 38km que regressa ao ponto de partida. Pelo caminho paramos umas vezes e, divertidíssimos, de tripé montado, fizemos as delícias das miúdas com uma foto-reportagem na verdadeira palhaçada. Aqui fica a dica: programe a máquina fotográfica para fazer 10 (quantas quiser) fotos sequenciais e é mandá-las saltar, correr ou o que bem entenderem. Esta liberdade é a alegria da pequenada (e adultos também) resultando em fotografias muito giras, naturais e divertidas. É fácil fazê-las felizes e consegue-se contornar aquela fase em que os miúdos fogem à lente como o diabo da cruz (não vos acontece?!).

Tenda fotográfica desmontada e lá seguimos pela estrada fora, cumprimentando os poucos que se cruzam connosco. Uns de carro, outros de mota, alguns de autocaravana e os mais valentes, de bicicleta. Uns munidos de grandes binóculos, muitos com lentes fotográficas mas o mais importante será ir de olhos e coração abertos para receber o que esta paisagem nos dá. É certamente uma experiência diferente por estas bandas.

Para outros autocaravanistas: pernoitamos num parque gratuito próprio para autocaravanas em Arguedas, após passar a terrinha. Com água e serviços, sem electricidade. 
Lemos ainda que no parking da Ermita de que falei no texto também pernoitam autocaravanas mas como lá não estava nenhuma descemos para este parque (o outro tem vistas melhores, sem dúvida). No parque do Senda Viva autorizam a pernoita em autocaravana para utilizadores do parque de diversões. 

Arguedas "Las cuevas"




Bardenas Reales













Parque Senda Viva











Os miradouros e as paisagens da Ermita

                                       
                                 








 
Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.