25 setembro 2015

Viagem de autocaravana a 4: La Rioja


                                 


Como vos disse já, a intenção seria fazer a costa mediterrânica de Espanha, dar a conhecer ao marido e às filhas o local onde vivi uns tempos ainda como estudante (Valencia), e desbravar esta costa de águas tépidas e locais simpáticos, onde não falta diversidade e encantamento. Para lá chegar, pesquisar o melhor percurso é o que se recomenda, de forma a podermos conhecer outros locais interessantes, que façam da viagem uma aprendizagem contínua e nos possam proporcionar momentos agradáveis e felizes. Assim foi! Posso confessar-vos que me deixei encantar completamente tanto pela zona vinícola de La Rioja como pelas paisagens desérticas do parque natural Bardenas Reales, onde chegaremos na próxima etapa. 
La Rioja é uma província espanhola situada a norte, fazendo fronteira com o país basco.
Conhecida pelos seus vinhos, foi a primeira região espanhola a que foi atribuída categoria superior, sendo uma região que leva a par a vanguarda da aplicação das tecnologias enológicas mais avançadas e a tradição.
A par disto, a região viu nascer 3 obras arquitectónicas ímpares, de arquitectos amplamente reconhecidos, facto que faz rumar muitos interessados à região. Como neste grupo nos incluímos, fizemos também as merecidas visitas e muitos cliques a estas obras. 

A não perder, para quem gosta de arquitetura:
- em Haro, na Bodega López de Heredia, a loja de vinhos "Frasca", de Zaha Hadid. Loja em forma de decantador que, à semelhança da região, junta a modernidade das suas linhas com um tradicional móvel/bar.
- em Elciego, o Hotel Marqués de Riscal, de Frank Gehry, com as suas arrojadas formas curvilíneas de titânio cobrindo o edifício. 
- em Laguardia, a Bodega Ysios, de Santiago Calatrava, o arquitecto espanhol que bem conhecemos da nossa Gare do Oriente, em Lisboa.

A não perder também:

- visita a adegas: nós visitamos a do Marqués de Riscal, de forma a podermos também conhecer mais de perto o Hotel. Este hotel possui um spa com tratamentos que recorrem a produtos derivados das uvas (marca Caudalie), que só podem ser divinais. 
- outras visitas recomendadas: Bodega López de Heredia, a terceira mais antiga de La Rioja (fechada aos domingos) "Os seus imensos túneis escavados na rocha, repletos de pipas e ainda com a fraca iluminação dos primórdios, constituem o cenário perfeito para qualquer filme de aventura." In Volta ao Mundo, Novembro de 2007
- Bodega Ysios (necessário reserva)
- as pequenas terras de Elciego e Laguardia, e seu património
- se a visita a esta zona for na época das vindimas será a cereja em cima do bolo!

A não perder ainda:

- as extensas paisagens de vinha 
- deixar-se perder nestes imensos corredores 
- para os apreciadores: dizem que há bons restaurantes e algumas estrelas Michelin...
- as muitas fotografias 
- não deixar de provar as uvas, e o vinho também!

As crianças: 
Posso falar da nossa experiência: adoraram correr nos corredores de vinha, apanhar uvas e provar. Muito atentas à explicação do ciclo da uva até obtenção do vinho (embora não entendam o castelhano), com um filme ilustrativo de todas as fases, pelo menos a mais velha pareceu apreender. Estou certa que se um dia alguém lhes falar no assunto se vão lembrar deste dia. E ainda lhes foi dada a oportunidade de fazer uma prova também. Com mosto, mas também brindaram. Tchim-tchim! 

Para autocaranistas: pernoitamos no parque de campismo de Haro.





                                   




                                       




                                   












 






                                       

   


                                       






Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.