28 outubro 2013

Mostar


Mostar é mais uma cidade mártir da guerra. Um sítio singular, que magicamente nos envolve com a sua beleza. A mim e à UNESCO, sendo por esta considerada património mundial. Invadindo as estreitas ruas pedonais do centro histórico, logo me impressionei com este comovente lugar bósnio. Agradeci a mim mesma o facto de não ter antecipadamente procurado imagens deste local, pois o impacto fez o meu corpo estremecer! Embora eu ignorasse a existência deste pedaço de terra acolhedor, constatei que o mesmo não acontecia com muitos turistas que por estas mesmas ruelas se laureavam…De porta em porta, pequenas lojas com imagens, postais, os célebres ímans de frigorífico, joalharia artesanal, antiguidades e diversos utensílios dos soldados, sendo estes alguns dos vestígios da guerra que por ali derrubou firmes alicerces desabando muitas vidas e famílias…
Abre-se a cortina frente aos meus olhos, e a imagem do rio e sua simples mas sublime ponte completa a conquista da porção hesitante e curiosa que em mim vive! É através desta ponte pedonal que alcanço a outra margem, avançando no jogo de sedução que este pitoresco sítio exerce sobre mim.
- DON`T FORGET this image! - exclama a cidade a cada esquina.
A noite cai lentamente e o encanto aumenta com o contraste das luzes. Cada esquina oferenda-nos surpreendentes imagens dignas de revista ou ilustração postal e os flashes não param de se ver cintilar… Do outro lado do rio, os românticos jantares à luz de velas condizem com o ambiente de sedução de Mostar! Em cada socalco, acendem-se calorosas e pequenas chamas que acompanham agradáveis jantares e que, na íngreme encosta, repleta de esplanadas envoltas em verde natureza, dão mais luz ao branco luar que abraça o momento…
Entrando e saindo das lojas comerciais, acabo por desembocar numa exposição fotográfica de imagens da destruição que a guerra detonou neste pequeno local do mapa…Ainda em encantamento, qual namoro em primeiros tempos…entro em estado de choque ao ver as imagens do local onde me encontro, feliz, completamente destruído, não restando pedra sobre pedra em qualquer construção…Foto a foto…os meus olhos percorrem a medo aquelas tristes reproduções do arruinado local que há momentos me dava alegrias e agora fazia crescer a emoção no meu coração…do coração à lágrima no canto do olho foi um segundo… Respiro fundo e saio…saio para olhar a magnífica reconstrução do conto que vivia minutos antes…
São assim as viagens e é assim que as amo…perturbadas emoções à flor da pele!
























texto:+mood
fotografia: Tiago Costa Freitas
Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.