25 outubro 2013

EsLOVEnia



Acanhado e verdejante país… onde se estica um braço e se amarra a beleza! Onde em pouco caminho se muda de fundo! Onde tudo sugere uma grande aldeia! Onde a cidade nos encanta! Onde existe o hostel mais simpático do mundo! Onde sorri…onde ri…onde gargalhei…Onde me encantei…me fascinei…Onde fui feliz!!!
Acredito que para muitos a Eslovénia nunca tenha sido o seu ideal de viagem porque para mim também não o era! Mas foi nisso que se transformou: um verdadeiro sonho!

São os lagos Bled e Bohinj o êxtase da beleza! Quais pérolas no deserto…o reluzente azul rompe o verde manto de rebelde natureza! De Bled, nasce a ilha que nos incentiva a remar, remar, remar, até lá chegar…De Bohinj, a arrepiante vertigem de quem sobe em altitude no turístico funicular, que nos oferece a deslumbrante vista dos picos dos Alpes, abraçando o belo sítio-paraíso e a planície de águas límpidas e refrescantes! Um panorama calmante…e revigorante! 









As grutas de Postojna são o refúgio do mundo exterior…a uns largos metros abaixo do solo, tudo se esquece! Mesmo a tempestade que se abate lá fora! As harmoniosas esculturas de estalactites e estalagmites que se unem em colunas com o decorrer dos anos,,, dos séculos! As belas galerias branca, vermelha, e esparguetti! E o culminar na “Grande Sala”! Que uma vez por outra se metamorfoseia em sala de concertos dada a sua singular acústica! Verdade esta que talvez possa justificar os estridentes gritinhos que os visitantes acabam por fazer ecoar! Um pouco ridículo, pensarão… Mas o mal é geral! Também eu aderi ao óbvio! Neste impressionante mundo subterrâneo!

















Lubliana é a simpática capital que nos espera para nos tocar…Tocar bem fundo! Facto quase certo para quem pernoita no Hostel Celica! Pois quem vai para dormir, acaba por querer mais…e mais…e mais…qual lugar mais aconchegante e mágico! No centro de um bairro de “ocupas”, onde a arte espreita a cada esquina, com coloridas pinturas nas paredes das casas e deslumbrantes esculturas suspensas nas janelas…e onde David espreita duma varanda…encontra-se o local ideal para se pernoitar, para se divertir, para o bem-estar e o bem viver! Uma prisão recuperada e transformada numa interessante pousada de juventude, com um moderno design e gestão de estudantes da Universidade de Lubliana. Cada cela é intervenção de um artista plástico, dispõe de cozinha comunitária e lavandaria, dormitórios, quartos quádruplos e apartamentos, tudo à escolha do freguês! Pessoas vindas dos quatro cantos do mundo convivem harmoniosamente, trocando impressões sobre locais já explorados ou ainda a descobrir. Na leitura, na cozinha partilhada por todos, na sala de ambiente islâmico, onde todos se descalçam para lá entrar; no bar, ou na esplanada onde, acabados de se conhecer, 6 indivíduos ecoam notas em conjunto, transformando o calmo ambiente nocturno numa animada festa …ou na sala de retiro espiritual…todos os hóspedes parecem estar em sintonia! É um local especial, sem dúvida! Recomenda-se! 


 










































 


 




























Ao nascer do dia, a pequena, jovem e animada cidade seduz-nos! E o sol entusiasma-nos (sim, porque com a excitação da descoberta do hostel até se esqueceu a chuva lá fora)! Um descontraído passeio leva-nos à praça central, Prešeren, de onde nasce a ponte tripla, Tromos Tovje, originalidade arquitectónica desta urbe; um movimentado mercado de frutas multicolores, com vendedores que comunicam enfiando para o saco as frutas que apontamos como o dedo, e escrevendo num papelito, o preço a pagar. No cume da cidade, não podia deixar de estar o magnífico castelo, com exposições culturais de artistas da terra e uma praça central onde corre feliz um grupo de crianças. Um passeio pelas margens do rio faz com que a jovem cidade nos conquiste…muitas esplanadas eleitas pelos jovens para animadas conversas, muitas pessoas passeando pelas ruas, muitos sorrisos trocados com a população…e há sempre o encontro com o português “imigra” que nos aconselha porque ouviu a nossa voz ecoar a sua língua…e a velhota que nos vê divertidos fotografando e imitando o dragão, e não dispensa contar a história do emblemático símbolo desta deliciosa cidade! Um recanto com classe…uma cidade ímpar!


















A costa da Eslovénia é curta! Poucos quilómetros mas muita beleza! PortoRoz é talvez o maior centro turístico, com muita gente e a confusão típica das férias, que agrada a alguns e não tanto a outros. Praias em toda a costa, de areia, cimento ou relva, qualquer coisa serve para que os turistas se estiquem a apanhar sol! Piran, a uns dois quilómetros de distância, é uma pequena península medieval muito fotogénica e graciosa! Umas envelhecidas escadas levam-nos ao topo, à igreja e à vista para o mar, onde os veleiros dançam ao sabor do vento e as pessoas se acomodam nesta e naquela pedra das praias de azul mar. Uns de “maillot”, outros nem por isso… mas… avante! Sabe bem um passeio pelas estreitas ruelas, onde a sombra nos afasta do tórrido calor sentido na praça central deste formoso sítio, e onde um mergulho nas águas do adriático nos refresca durante um agradável passeio à beira mar, e pelo pitoresco porto que confere a este lugar um ar mediterrânico.






Enfim…que posso eu lembrar deste sonho? Esplêndidas paisagens de lagos, cascatas e picos dos Alpes, uma capital sedutora com enérgica movimentação, pequena área de costa com uma bela península e as estupendas grutas mais visitadas da Europa! Tudo isto…num sonho só! Eslovénia!

Neste país onde “LOVE” está no seu nome, respira-se AMOR…

texto: +mood
fotografia: Tiago Costa Freitas




Share:

4 comentários

Liliana Sousa disse...

Esplêndida descrição:)

+mood disse...

Obrigada companheira!

Unknown disse...

Fiquei com vontade de conhecer :)

+mood disse...

É para ficar mesmo Márcia!

© positive mood | All rights reserved.