25 outubro 2015

Leio para vocês | Dicas na escolha dos livros infantis


Todos já perceberam ao ler a rubrica "Leio para vocês", que gosto muito de literatura infantil. De ver e viver os livros e suas ilustrações com as princesas, das muitas idas à biblioteca, de oferecer e também de os receber.
Para quem possa não ter o olho clínico ao distinguir a imensa oferta que existe, aqui ficam dicas. 
Obviamente, os livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, deram provas vivas aos especialistas da área de que são para ler! Outros prémios de literatura, assim como de ilustração, somam e seguem para a sua valorização! 
E, nada contra os livros das Barbies, dos Rucas e demais heróis da pequenada (porque acredito que é importante criar o gosto o hábito de leitura e contacto com os livros, sejam estes quais forem...), mas podemos sempre influenciar positivamente estas escolhas. É o que faço quando juntas vamos à biblioteca. A mãe escolhe 3, a F. outros 3 e a MJ. outros 3. Uma democracia que tento aldabrar um pouco na tentativa de as influenciar, mas uma democracia. A decisão final é de cada uma (eu sei, eu sei, são muitos livros para o tempo que os podemos ter em casa; a biblioteca que me desculpe os "pontuais" atrasos, mas dependem bastante da disponibilidade de os ir entregar. Porque para os ler a gente arranja tempo!). 
Ora bem, mas falava eu em dicas... Não querendo entrar nas minhas preferências de autores, ilustradores e também editoras, posso recomendar-vos que espreitem na fnac o pequeno livro agora disponível "Os 100 livros que crescem contigo II". O ano passado lançaram um e este ano um novo. São grátis e estão disponíveis na Fnac junto aos livros infantis. É uma selecção de livros em que podem certamente confiar! 
A Imaginarium também teve as suas recomendações editadas, com o livro "Os 20 livros imprescindíveis que é preciso ler durante a infância". Desconheço se existem edições posteriores ou anteriores a esta. 

Todos os que conheço são de ler e chorar por mais! 




Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.