11 janeiro 2015

Aniversário. Pela baixa do Porto também...


Acordada para a realidade que é enfrentar uma segunda-feira, deixo-vos com algumas fotos do que foi um fim de semana bem passado. Já mostrei as lindas flores com que fui presenteada pelos meus 3 amores-perfeitos, uma excitação para as miúdas. Tal como cantar os parabéns à mamã e ajudar a apagar as velas. O fim de semana acabou também em programa familiar, a primeira ida ao cinema a 4. 
Pelo meio uma saída a 2! Feita de exploração da dinâmica baixa do Porto e de descanso e ronha (tão bom...). Ninguém me acordou de madrugada nem insistiu com o "quero ir para a sala"... Ora aqui ficam as recomendações tiradas desta escapela.

Para um fim de tarde...
Recomendo vivamente o Xico Queijo na Rua Galerias de Paris, e uma degustação de 4 queijos, 4 vinhos que faz maravilhas a qualquer fim de tarde. Um ambiente e decoração industrial que muito me agrada, conseguindo ao mesmo tempo ser confortável e intimista, especialmente nas poltronas onde nos instalamos.


Para jantar...
Para jantar de uma forma cosmopolita, num ambiente fantástico, comida 5 estrelas e um atendimento de louvar, recomendo a Cantina 32. Na Rua das Flores, é um local de excelência nas iguarias e espaço e onde a descontração e bem estar se igualam ao requinte imposto na mistura dos objectos e decoração vintage com a modernidade de paredes e pratos.
A manteiga de banana para começar. As chips de mandioca. O salmão curado com citrinos. O ovo e o ralador para que participemos. Os croquetes de alheira inovam com o molho de mostarda e mel. E um prato para partilhar. Atum. Que só servem mal passado. E muito bem! Para fechar com chave de ouro uma experiência um tanto ou quanto inovadora: um cheesecake de banana num vaso. Com terra e tudo! (a imagem não me faz salivar pois é nada mais nada menos que um vaso, mas o sabor está lá!). Este foi o menu escolhido mas com certeza haverá muito mais a recomendar! Uma dica: faça a marcação com antecedência, a lotação diária do local é um facto.




Para pernoitar...
Miss Opo é um local à maneira. Localização óptima, mesmo mesmo na baixa portuense, perto dos Clérigos. Arquitectura e decoração aprovadíssimas, na mesma onda moderna e industrial interrompida por objectos vintage e com história, a fazer o apontamento mais caseiro. O napron em crochet, as cadeiras antigas, as cerâmicas de outros tempos... O alojamento faz-se em apartamentos com kitchenette, o que pode dar jeito para determinadas estadias. O pequeno almoço é providenciado pela casa e selfmade pelo cliente, à hora que desejar, nos seus aposentos. Miss Opo é também um restaurante e parece-me que muito mais. Mas ficará para uma próxima vez este desbravar...



A sanduíche...
O plano passava pelo Stash, mas fica na lista de "a conhecer" pois está fechado ao domingo. Assim como a tradicional ou renovada "A Badalhoca". E o Soundwich que mistura música e sanduíches de autor estava de férias... 
Daí acabamos por fechar este tour mesmo na baixa, onde tudo se passa hoje em dia. Com a sandes de leitão do Reco da Baixa.  


Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.