29 maio 2016

Ice Cream Party

 
O local desta festa trouxe uma primeira parte cheia de conhecimento (ver aqui), mas não faltou a diversão e um lanchinho muito saboroso e divertido. O tema escolhido foi "o gelado", como que a chamar o verão, o sol e o calor que teimam em demorar a chegar...
Assim, construímos um "Ice Cream Bar" e posso dizer-vos que houve fila para escolher o gelado: em copo ou em cone, morango, baunilha ou chocolate, sabor do topping, com bolinhas multicores ou de chocolate, com ou sem bolacha... um sem fim de opções que muito agradou a pequenada, que se alinhou em espera pela sua vez!
Uma festa em "candy colors", como o tema pede, com um bolo a traduzir bem o tema, bolachas de canela e gengibre, cobertas de pasta de açucar, claro está...na forma de gelado.
No final, o adeus atribulado fez esquecer o distribuir da lembrança a agradecer a presença dos amiguinhos. Uma desilusão para a mamã, que pensava ter tudo tão bem planeado, mas que  a alegria da criançada e a chegada simultânea de muitos pais fez esquecer... Uma recordação que pouco duraria: um cone em baunilha repleto de guloseimas... E que seguiu para a escola na segunda-feira (nem tudo se perdeu) pós-festa.
A decoração pode ainda rondar o tema, com cones e balões lembrando gelados, porque tudo tem que estar em consonância com este tema super fresco e saboroso!
 
 
Dicas para uma "Ice Cream Party":
 
1. Para decorar e rotular o que bem entenderem, podem imprimir daqui.
2. Um DIY muito fácil e com um resultado fantástico para a decoração da festa: os gelados em cone com balões.
3. O bolo foi um simples bolo de cenoura com recheio de creme de avelã, coberto com chocolate branco corado a azul (1ª camada) e a rosa (2ª camada). A bola de gelado "virada" encima deste é feita com o próprio bolo, faltando apenas colocar o cone em baunilha para dar o efeito do gelado caído... Uns confettis para um ar de festa e o resultado final (com maior ou menor profissionalismo - o meu caso) está lá!
4. O refresco é uma limonada de frutos vermelhos inspirada na receita da Maria João do blogue Clavel`s Cook e o dispensador funciona na perfeição, evitando um sem número de opções de sumos e refrigerantes e dois míseros pais servindo dezenas de crianças, sendo-lhes permitida alguma independência.
5. As lembranças aos amiguinhos são simples cones de gelado em baunilha, cheios de guloseimas. Sacos transparentes individuais e um lacinho colorido dão o toque final. Para o transporte, duas caixas de morangos em madeira servem na perfeição, dando um ar rústico e aplicando a noção de reutilização!
6. O dispensador é da loja Casa; os copos (de caipirinha, mais resistentes ao virar dos leves e vulgares copos de plástico) e as palhinhas fluorescentes são do Intermarché); a toalha e guardanapos às riscas são do Continente (há também às bolinhas, em azul, rosa ou amarelo, se não me engano).
7. Os balões com hélio dão um ar muito leve às festas e são sempre a diversão da criançada no final (nem sempre chegam ao final...) da festa: correm ao ar livre e deixam-nos voar, ficando a admirá-los até os deixar de ver...
8. Os morangos, tomates cherry e as mini-cenouras são sempre um sucesso, sendo uma opção super saudável e colorida!

Espero que tenham gostado e que estas dicas possam ser úteis para as vossas festas também!









Share:

28 maio 2016

Uma festa com ciência à mistura...



Chega finalmente o momento de abrandar o ritmo (! estou a ver se eu própria acredito nisto...) e contar como se passou esta fase de festas, tão adorada pelas pequenotas e tão pensada pelos pais.
Este foi o primeiro ano em que as duas festejaram fora de casa com os seus amiguinhos, não faltando ainda o jantar familiar com os avós, pais e padrinhos.
Por este ano conseguimos fugir às festas "todas iguais" em parques com insufláveis (nada contra queridos pais e queridos empresários; gostamos é de crianças felizes!) e começamos por contar como foi a festa da mais velha, uma festa cheiinha de conhecimento e ciência, onde não faltou também a diversão.
A festa foi no Centro Ciência Viva - CCV (pessoal de Guimarães, atenção a esta hipótese tão merecedora da vossa escolha! E pessoal de fora e/ou escolas, não percam uma visita a este centro. Vale mesmo a pena!).
O CCV mora na Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, na zona de Couros, dando-se assim a conhecer ao público mais um processo de reabilitação, que tão bem descreve a cidade de Guimarães. Este centro funciona como plataforma de conhecimento, dispondo de um espaço interativo de divulgação científica e tecnológica.
A festa consta de uma visita guiada onde vivemos comunicações espaciais, vimos o espaço e falamos sobre os planetas, experimentamos uma série de robots fantásticos, presenciamos o ciclo de reciclagem de uma garrafa de água num porta-chaves e ainda participámos num conjunto de experiências em laboratório, onde percebemos muitas das coisas que já aprendemos no nosso 1 ano de escolaridade. Seguiu-se um lanche bem divertido, sendo este da responsabilidade do aniversariante (como quem diz "aqui dos papás"...). Ainda não foi desta que me livrei de tudo....
Fico-me, para já, pelo local da festa, e volto em breve para contar do lanche-sucesso que projetamos... Uma Ice Cream Party! A festa do gelado! (e mais não digo... voltem para saborear e registar as dicas que vou deixar especialmente para vocês...). Até breve!

 



 
 

Share:

25 maio 2016

Parabéns, meu amor mais fofo e pequenino


Faltavam 10. Depois 9. A seguir 8. E por aí fora. Todos os dias foram contados e recontados. Até chegar ao dia de hoje. O TEU dia. O dia em que festejamos a chegada da nossa bebé. Porque a nossa caçula será sempre o nosso bebé. A mais doce e delicada de todas as meninas. A que faz beicinho e olhar perdido aclamando mimo. Que fala à bebé para nos prender à sua dependência. Que se deixa envolver, encaixando a sua suavidade em cada contorno do nosso corpo. O seu olhar é meigo. A sua forma delicada. Não podíamos transpor melhor toda esta genética para o nome eleito. Flor. Talvez não sejas a maior. Mas serás, com certeza, a mais doce Flor do mundo. A que dá o mel mais meloso. Com um aroma doce e saboroso. És toda tu amor. O nosso amor pequenino. O nosso amor mais que perfeito. Amo-te, minha Flor. Profundamente.


Share:

17 maio 2016

Parabéns meu amor maior!

Há sete anos atrás, olhaste para mim e para a vida de olhos esbugalhados, pestanudos e admirados. Foi esse olhar que acabou por marcar em mim o início de uma nova vida. Em que seria mãe. Em que me apaixonaria por ti e pela maternidade. 
E se outrora nascias de cabelo preto, em pé e sem se deixar alinhar, agora corres alinhada para a vida, para cada por do sol, para cada desafio a que te propões. Sempre em pé. A maioria das vezes aos saltos.
Obrigada por cada nascer do sol ao teu lado. Por cada contrariedade que nos ajuda a crescer. Obrigada por me devolveres cada gesto de amor. Por me fazeres rir quando estou séria. Obrigada por tudo. Por me fazeres mais e melhor.  És TOP!



Share:

12 maio 2016

Leio para vocês | Contos de apoio à leitura e à escrita

A minha filha mais velha (frequenta o seu primeiro ano de escolaridade) trouxe, da biblioteca da escola, contentíssima, o livro "João e o pé de feijão" desta coleção pedindo que fotocopiasse os seus exercícios para os fazer. Este enorme interesse e entusiasmo fez com que, nas nossas últimas visitas à biblioteca municipal, esta escolhesse com enorme alegria, outros livros da mesma coleção. Selecionamos os que focavam as letras já lecionadas na escola e lá vão voando cá para casa, para felicidade da pequenota.
 
 





"Uma coleção com interesse pedagógico, pois suscita, na criança, o prazer de aprender a ler e a escrever.
Cada livro é composto por um texto simples e ilustrado, seguido de atividades e passatempos que trabalham a leitura compreensiva e o vocabulário.
... não só no apoio à leitura e escrita como também na aprendizagem de certos valores como a amizade, a generosidade, a sinceridade."

Leio para vocês 



São estes os livros que crescem com elas. E elas com eles.

Sim, apontem no caderninho...

Contos de apoio à leitura e à escrita


Coleção de livros auxiliares para 1 ciclo do ensino básico
Texto Editora
Share:

10 maio 2016

Palácio Chiado


Abriu na Rua do Alecrim, em Lisboa e mais especificamente na zona do Chiado, um novo conceito de espaço de restauração que vale a pena conhecer. O Palácio Chiado é um espetacular edifício recuperado onde poderá apreciar os tectos trabalhados e os seus vitrais e frescos únicos enquanto faz a sua refeição ou simplesmente bebe um copo. 
O conceito é um pouco diferente dos mercados que por aí têm surgido embora as opções sejam também variadas. À entrada um amplo bar com serviço de mesa, onde poderá também instalar-se para fazer a sua refeição, sozinho ou em grupo, tendo a possibilidade de cada um escolher o seu "restaurante". Isto porque, ainda neste piso terá 4 restaurantes a confeccionar iguarias que poderá eleger. Dos variados cortes de carne do Atalho, da Embaixada, no Principe Real, aos hambúrgueres da U-Try, passando também por opções como o Pátio dos Petiscos ou comida saudável, autoria de Your Heathy Kitchen.
Subindo a escadaria real poderá encontrar, além de uma sala que servirá grupos, três outros conceitos: a Espumantaria do Mar, a Delisbon, com opções de charcutaria, e o Renaissance, by Sushic, este último funcionando no conceito comum de restaurante, possibilitando reservas e com 70 lugares para disfrutar de uma óptima experiência japonesa.
À entrada deste palácio dar-lhe-ão um cartão (sem consumo obrigatório) e à saída pagará (ou não sairá :)
Depois da descrição, acho que só provando... Uma experiência a ter, sem dúvida. Num palácio! E no Chiado!








Mais informações aquiFotografias do espaço daqui.

Share:

07 maio 2016

De fato de banho estarás IN este Verão

Arruma os bikinis. Este ano os fatos de banho são a GRANDE moda. Ou os trikinis, se estás realmente em forma...
Nos mais variados padrões e feitios, ousa vestir de forma exuberante esta peça e ruma para um cocktail ao fim de tarde na praia. Conversa, ri, e capta o melhor dos raios de sol e da brisa do mar. Os problemas vão com as marés e a frescura fica em ti giraça! 
Um viva a ti! Outro aos quentes dias de Verão!










1, 2, 3, 4 - Oysho
5, 6, 7, 8, 34 - Canté
9, 10, 11, 12 - Women'secret
13, 14, 15, 16 - Nyos
17, 18, 19, 20 - Zara 
21 - +351
24 - Latitud
25, 26, 27, 28 - H&M
29, 30, 31, 32  - Nachos Swimwear
33, 35 - ilovetype
36, 37, 38, 39 - Malai_iberia 
Share:

06 maio 2016

Areias do Seixo. Mais que tudo!


aqui atrás, na rubrica "vá para fora cá dentro", deixei esta sugestão. Sugestões que faço (na maioria pelo que penso que é, por leituras cibernéticas, revistas, etc.) porque me convencem pelo que leio e porque muitas vezes me questionam os amigos...
O Areias do Seixo parece um sonho. Nunca lá fiquei (além de muitas vezes lotado, os preços não vão muito ao encontro do que gostaria de despender - o que não quer dizer que não o valha...), mas já lá fui almoçar, em comemoração da data em que conheci o meu "mais que tudo". E sim, "foi mais que tudo"...
Para ser sincera, a envolvência trás uma pequena desilusão: não fica isolado, nem tudo é bonito à volta, nem mesmo as modernas casas me convenceram.
Mas, ao entrar, tudo isto fica para trás.
Somos recebido com sorrisos sinceros e de braços abertos, como se chegados a casa de amigos. Sem manias nem "salamaleques", são-nos dadas a conhecer as suas maravilhosas instalações (obviamente, as de acesso a pessoas exteriores, sem interferir com a privacidade de quem lá está hospedado), amplas, com elevado bom gosto, um "industrial chic" que adoro, misturado com um ar de campo na decoração da mesa principal da sala de refeições, uma coisa maravilhosa, que me deixou vontade de casar outra vez, com o mesmo homem, mas neste local.
O "mais que tudo" da minha vida desencantou-se pelo facto de ir filado no seu "menu de degustação", que teria que ser por encomenda e, penso que ao jantar, mas logo se deixou encantar pelas iguarias servidas, que não ficaram aquém do espaço, que aqui a sua mulher tanto gabava.
Enfim, por último e com um suspiro, deixo estas simples palavras: too good to be true...













Share:

05 maio 2016

Vá para fora cá dentro #11 | Vale d`Azenhas Hotel & Residences


Porque para sermos felizes a quatro, temos também que ser a dois.  Porque para gozarmos por completo o "viajar com crianças", temos que ir intercalando umas escapadelas a dois... para nosso bem. E quando digo "nosso" não me refiro apenas a dois mas a quatro ( e por aí em diante). As crianças são o nosso reflexo (e das nossas atitudes) e, por isso, cuidemo-nos! E agora sim: para nosso bem!
Aqui fica uma sugestão de um "Vá para fora cá fora dentro", com uma boa relação preço/qualidade, com espaços cuidados, quartos espaçosos e bonitos, onde se poderá passar uns dias de relaxe ou a conhecer as redondezas...
O Vale d`Azenha Hotel & Residences fica em Alcobaça, pelo que por ali perto poderá visitar o mosteiro de Alcobaça, a Nazaré, S. Martinho do Porto, ficando não muito longe da nossa maravilhosa vila de Óbidos, da Foz do Arelho, e de Espinho e das ilhas Berlengas. Estão a perceber que programas não faltarão para quem quiser... Se preferir ouvir o canto dos pássaros do seu luminoso quarto, apanhar sol na piscina exterior, relaxar no jacuzzi ou ficar a ler um livro na varanda do seu quarto, também não estará mal.
Este hotel também é opção para famílias, possuindo residências (pet friendly too), tendo baloiços e espaço para brincadeiras...





Sem dúvida, uma opção a considerar!
Share:

03 maio 2016

Leio para vocês | O menino e a gaivota

 

O Menino e a Gaivota é um livro que aborda o tema da chegada de um irmão e todos os sentimentos que daí surgem. 

Através da observação da autora, com o filhote mais velho, da vida de uma gaivota que um dia trás outra, nasce este livro que se traduz em tranquilidade para a criança que pensa perder espaço no seio familiar, e na alegria que é ter um grande amigo sempre perto de nós. Porque ter irmãos permite-nos construir o melhor dos contos juntos!

 
 
 



Um ótimo livro para qualquer criança/família, um ótimo presente para aquela família de amigos que vai aumentar...



Aproveito ainda para parabenizar a querida Tânia (autora) e família pelo recente aumento de crias para 3! Mais uma gaivota aparece para os 2 manos seguirem! 

 





São estes os livros que crescem com elas. E elas com eles.



Sim, apontem no caderninho...

O Menino e a Gaivota, de Tânia Margarido e Griekspoor

Ilustração de João Rodrigues
Chiado Editora


Share:
© positive mood | All rights reserved.