23 dezembro 2016

Que posso eu pedir mais este natal?


A minha filha mais velha tem 7 anos. Com alguma revolta (simpática) dizia não poder ler "Um livro com asas" pois o carimbo com que marquei a capa do livro (dos 8 aos 80) não a incluía. 
A minha filha mais nova não sabe ler. Mas exigiu um livro para si e um marcador. Conforme vai folheando e analisando o livro ao pormenor vai mudando o marcador de página, como se de uma análise médica cuidada se tratasse. 
A minha filha mais velha está a ler o livro. A educadora da mais nova está a ler o livro à turma. De forma faseada, todos os dias avançam nas páginas deste amor e, coincidentemente, vão lado a lado. 
A pequenita absorve a história com curiosidade. A mais velha questiona.
E, a poucas páginas que vai neste voo, já me perguntou o que é "singular", o que é "piscatória", o que é "maciça", ... Pensou com interesse, fez paralelismos, deduções e avanços. E eu, emocionada, vou observando a minha vida aninhada na cama, a devorar a minha obra. 
E chamo-lhe puro amor. Que posso eu pedir mais para este natal?



Share:

07 dezembro 2016

Tenho que vos contar...


Em mãos com um projeto especial, fico feliz por poder partilhar convosco o nascimento deste "filho". 
Isso mesmo. Um filho muito especial que espero possa inspirar cada um de vocês.  "Um livro com asas" é o nome deste meu descendente. Sim, é um livro. Um livro infanto-juvenil que espero que leve muitos pais a voar. Porque os filhos precisam (e os pais também!).

Conto convosco para esta minha viagem. Quero muito torná-la vossa também! 

Para isso, desde já reservem o dia 17 deste mês para me acompanharem neste momento tão especial: o lançamento deste livro com asas!

Vou dando notícias! (mas vão já já escrever na agenda, colocar um post-it no frigorífico, alarmar o telemóvel, enfim... façam o que entenderem, mas certifiquem-se que não faltam!)


Sessão de lançamento no Porto:
dia 17, às 11h
Clube Literário da Chiado Editora
Avenida da Boavista, 919, Porto



Share:

27 novembro 2016

Por aqui já é Natal!


Depois de trabalhar 2 sábados seguidos, com apenas um dia de descanso, temos mesmo é que aproveitar o domingo ao máximo, com muita muita molenguice, pijamas "on" o dia inteiro e mais logo, quem sabe, um banho de imersão e nova muda de pijama, para uma noite descansada, a economizar energias para mais uma semana de trabalho.
O modo "brunch de domingo" em família ganhou adeptos e voltamos a repetir. Em ambiente já muito natalício, porque a época passa rápido e "natal é quando um homem quiser" (e a mulher deixar ;)


Muitas luzes, vermelhos e brilhos já cá cantam. E, quando menos se espera já é carnaval. Porque este também é "quando as miúdas quiserem"!


Share:

24 novembro 2016

Black Friday por aqui também!


Por aqui também entramos em Black Friday. E o melhor é que permanecemos neste mood durante todo o fim de semana. Yeeeh!
Faça já a sua lista de sortudos presenteados e encomende com 30% de desconto!!! Dá para acreditar?!

[apenas para compras efectuadas nos dias 25,26 e 27 de novembro; informações e encomendas através do e-mail 👉🏻 positivemood.blog@gmail.com]

Pode consultar as opções de sets de talheres personalizados e preços originais (sem desconto) na nossa loja on-line 





Share:

13 novembro 2016

Queremos mais domingos assim...


Crianças que acordam às 10h da manhã de domingo são criações divinas. E os pais, esses, foram abençoados.
Começam domingos devagar, em slow motion, devagarinho. Petiscam um brunch em família à volta da mesa, com as feições ensonadas da manhã mas a alegria vigorosa de uma tarde solarenga. Correm a vestir algo prático e confortável, que os leve num passeio ao sol pelo parque. Sentem o crepitar das secas folhas nos pés, descobrem as mil cores do outono, exercitam-se como os demais ginastas de domingo, correm atrás da bola que rebola e riem. Riem e sorriem uns para os outros, agradecendo o sol com que este domingo os presenteou.
São pequenas coisas as que pedimos e que agradecemos a cada dia. Queremos mais domingos assim...







Share:

31 outubro 2016

10 ideias para entreter miúdos em viagem

Em contagem decrescente para as férias grandes em família, a delinear planos e engenhar formas de entreter ao máximo 2 crianças em viagem que rondam os 800km por dia para chegar ao destino... O sul de Itália! Sim, eu sei, não tenho tarefa fácil pela frente, mas vai correr bem, vocês vão ajudar-me e, com algum planeamento e o improviso nato a quem lida com estes pequenos e encantados seres, tudo se há-de fazer!
Deixo algumas ideias para distração em viagem (no nosso caso, na nossa querida Maria Acelera, uma autocaravana que faz parte da família, o que será mais fácil do que de carro, mas poderão sempre aproveitar algumas para viagens de carro também).



1. Dar a conhecer o percurso a fazer, actualizando e envolvendo as crianças.  A impressão de mapas do percurso a fazer ou do país a visitar para que possam ir pintando, reconhecendo locais e ilustrando-os é uma ideia gira, didática, enriquecedora e uma excelente recordação das férias.

2. Um DVD portátil é sempre uma óptima ajuda. Providenciar alguns DVDs novos ou os que eles adoram ver vezes sem fim, é um recurso que resultará, com certeza, em umas horitas de entretenimento.

3. Música é outro recurso habitual e divertido. Não precisam ser aqueles álbuns de criança que já nem conseguimos ouvir... Escolha músicas que agradem a todos e cantem todos, em "alto e bom som", o karaoke perfeito. Leitores de MP3 e auriculares são outra opção viável e silenciosa.

4. Os audio-livros são também perfeitos para estas ocasiões. Qual a criança que não gosta de ouvir contar histórias?

5. Livros de actividades e livros de pinturas é ainda uma olternativa para quem viaja desta forma, dado que as miúdas têm uma mesa à sua frente, disponível como apoio às suas artes.

6. Os jogos tradicionais em viagem como: reconhecer marcas de automóveis; jogo das cores destes; adivinhar quantas pessoas vão no carro da frente, o seu sexo, se são crianças ou adultos; jogo do "stop", treinando alfabeto e vocabulário, jogo da letra proibida, em que todos conversam sem tocar na letra "proibida", ... enfim, recorde-se dos jogos da sua infância e crie os da sua família. Construirá recordações que ficarão, para sempre, na memória de todos.

7. Os tablets e smartphones com jogos seleccionados por si e tempo acordado entre ambas as partes são outra das opções que mais agradam aos pequenotes. 

8. O super divertido jogo de imaginação: Era uma vez... Deixe o mais novo começar a história com uma frase e cada um contribuirá com outra, construindo em família a mais original história da sua viagem!

9. Não esqueça alguns bens essenciais para matar aquela sede e fome incontroláveis e dignas de chamar o INEM... Água e snacks, sempre à mão! 

10. Por fim, não deixe de providenciar o conforto possível para as sonecas depois de tanto entretenimento. Nós compramos umas almofadas especiais, que esperamos se adaptem ao pretendido. E que o silêncio e descanso também imperem, no meio de tanta alegria! 

E não se estique demasiado em cada viagem. Pare e deixe correr a criançada: uma corda para saltar ou uma bola para perseguir, vão ajudar a gastar aquela energia extra que sempre têm!

Esperamos ajudar com estas dicas e também o vosso contributo com ideias para somar a estas... A todos, boas viagens!

Leia também o artigo "viajar com crianças", também com algumas dicas de viagem e locais a visitar com crianças.



Share:

30 outubro 2016

Queridos mudei a casa !!!


Há muito ausente, redimo-me com um pedido de desculpas e a promessa de que novidades chegarão em breve...
Este espaço que partilho com vocês é como a amizade. Não se pretende que seja uma obrigação, pretende-se sim que nos encontremos por aqui em sintonia de vontades, sendo que estarei sempre cá para os vossos comentários e partilhas também.
Mas, tal como na amizade, devemos tentar os encontros e cultivo desta sintonia, pelo que a assiduidade é também conveniente. Não obrigatória, mas recomendável.
Achei que esta mesa redonda que abraçamos merecia uma nova imagem. Mais frescura, alguma reorganização, muita simplicidade, minimalismo e mudança. Este foi o caminho e, na companhia da fantástica dupla do We Blog You, chegamos ao destino: a esta nova casa que convido a entrar. Sintam-se benvindos, relaxados e confortáveis. Espreitem. E, já agora, deixem as vossas tão importantes impressões ;)


Share:

23 setembro 2016

Estaremos doidos?!


Quando soube que o meu primeiro bebé era uma menina, não desatei a comprar enxoval rosa. Nem no dia seguinte. Nem depois. Nunca. Ou praticamente nunca. Não sei se pela versatilidade para um segundo rebento, se por não gostar de associações óbvias ou por não gostar de alguns tons de rosa. Mas assim era. Os lençóis eram bordados a azul e eu perdia-me pelo cru. 
O tempo passou e o segundo rebento nasceu. Mais uma menina. Lentamente fui deixando o rosa chegar (que remédio). Hoje, castigo ou não, quanto mais brilhante e psicadélico for o padrão do que quer que seja, mais elas gostam!
E hoje, assumo, eu converti-me.
Ou eu estou louca (e o pai também) ou elas colocaram gotinhas cor de rosa no nosso vinho e deu nisto: nós encomendamos um frigorífico ROSA! Sim, isso mesmo! Um Smeg maravilhosamente rosa a condizer com uma chaleira maravilhosamente... (adivinhem)... ROSA!

Ou nós estamos doidos ou estes elementos vão ficar espectacularmente bem na nossa cozinha preta! Ou ambos! 
As miúdas?! Vão simplesmente adorar!

Nota. Esclarecam-me vocês, por favor: quando os pais pensam na alegria dos filhos, até no momento de comprar um frigorífico, devem marcar consulta no psiquiatra?! 





Share:

11 agosto 2016

Estou aqui!


Quem conhece o programa Estou Aqui da PSP? Nós já nos registamos e já temos as nossas pulseiras. Porque tudo que contribua para uma maior segurança das crianças (este programa poderá também incluir adultos) é de valorizar! 
Se poderia ser melhor, mais eficaz, com localização, etc, etc?! Claro que sim! Mas, para já é o que temos disponível totalmente grátis, de forma simples e rápida (basta registar-se on-line e recolher as pulseiras numa esquadra escolhida por si).
Informem-se! Registem-se, coloquem as pulseiras e vão de férias mais seguros (esperando que nunca precisem de usar este programa!). 
Mais informações aqui. E umas boas férias!


Share:

26 julho 2016

Momentos a dois | Escapadela ao dia a dia

Não é preciso ser psicólogo nem terapeuta de casais para reconhecer a importância de momentos a dois para o casal que tem filhos e lhes dedica o seu melhor. Eles são, com certeza, o que melhor fizemos em conjunto, o que melhor construímos e o que de mais bonito vimos crescer a cada dia. E são também tão absorventes como o algodão, não nos deixando, na correria do dia a dia, gozar verdadeiramente do relaxe a dois. 
O fim de semana passado e o casamento de uns amigos mais a sul foi a "desculpa" perfeita para "estes" momentos surgirem.
Assim, e com provas ensaiavas e aprovadas, podemos recomendar um fim de tarde no bar do Memmo Alfama Design Hotel, acompanhado de um cocktail a gosto e umas chips de batata doce, uma vista magnífica sobre o rio e alfama e a sua companhia perfeita. A seguir, siga a jantar no maravilhoso Rio Maravilha, um gastro pub muito bem conseguido, onde a decoração kirsch toca os pontos certos. O conceito para jantar poderá passar pela partilha de petiscos deliciosos e com toque gourmet, o que recomendamos. Um sítio que será também excelente para um copo ao fim da tarde ou pela noite dentro. Um local singular, com vista sobre o rio, no também maravilhoso LX Factory, onde não faltam opções de bom gosto e inovação.
Mas, àparte de todos os spots abordados, o mais importante e único foi mesmo a companhia. 
Dito isto fica a dica: pega na tua cara-metade, dá uma oportunidade aos avós e segue numa escapadinha a 2 ❤️.








Share:

17 junho 2016

Mangas | Grandes. Excêntricas. Dramáticas.


Grandes. Excêntricas. Dramáticas. Marcam a diferença numa peça minimalista, na vida e na tua postura perante ela. Um marcar da diferença que te fará sentir... diferente. Ousada e alternativa, não te sentirás com certeza "mais uma". Porque a vida não tem piada sem qualquer tempero, sente o ácido da ousadia. Atitude. Veste atitude.










    Fotografias e inspiração Pinterest
Share:

10 junho 2016

10 livros infantis e juvenis a não perder!


As férias estão à porta, a feira do livro de Lisboa a decorrer e as nossas sugestões de leitura infantil e juvenil aqui ficam... De realçar que estas leituras não estão contra indicadas a adultos e os efeitos provocados não serão adversos à sua maioridade. Pelo que recomendo qualquer um para um adulto, os cinco primeiros para os mais pequenos e todos para os jovens leitores.

1. O dia em que os lápis desistiram


Um dia na escola, ao abrir a caixa dos lápis de cera, o Duarte encontra um monte de cartas. Os lápis decidiram escrever-lhe, reclamando: “Basta!”.
O lápis preto está cansado de desenhar contornos, o azul já não aguenta pintar mais oceanos, e o amarelo e o laranja já nem sequer falam um com o outro, pois cada um acredita ser a verdadeira cor do sol. E agora? O que vai fazer o Duarte?

Autor: Drew Daywalt
Ilustrador: Oliver Jeffers
Editora; Orfeu Negro


2. A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça

Certo belo dia, quando a toupeira pôs a cabeça de fora por entre um montão de terra, para ver se já nascera o Sol, aquilo aconteceu! (Era redondo e castanho, um pouco semelhante a um chouriço e, pior do que tudo, acertara-lhe em cheio na cabeça).
Pode acontecer a qualquer um, mas nesse dia foi a vez da pobre toupeira. Saía da sua toca e caiu-lhe algo muito mal cheiroso na cabeça. Assim, a toupeira percorrerá todo o campo -muito indignada- investigando qual dos animais que ali vivem lhe fizera semelhante desfeita: a pomba, o cavalo, a lebre...
As gargalhadas rebentam à medida que o livro avança e até que a toupeira consiga recuperar o seu orgulho ferido. Crianças e adultos farão com esta história a abordagem a um tema tão natural como a própria vida que, todavia, nem sempre surge nos livros. Até os mais exigentes se despirão de preconceitos para mergulharem em cheio no conto.

Autor: Werner Holzwarth
Ilustrador: Wolf Erlbruch
Editora: Kakandraka



3. O Cuquedo


O Cuquedo está à solta! Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. Para crianças a partir dos 2 anos.

Autor: Clara Cunha
Ilustrador: Paulo Galindro
Editora: Livro Horizonte


4. O ponto



Eis um breve e simples livro que diz tanto. A Vera está sentada com um papel em branco à sua frente e garante: “Eu não sei desenhar!”. A professora pede-lhe: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva.” A Vera crava um ponto na folha e a professora pede-lhe que assine. Na semana seguinte, a Vera vê o seu ponto “numa magnífica moldura dourada”. A partir daí, a Vera irá explorar a sua criatividade (…) Reynolds inspira-nos e a forma como finaliza a história dá vontade de abraçar o livro. Este não é um daqueles livros que leva mensagens escondidas, simplesmente uma terna história que ecoará em todas as idades.

Autor: Peter H. Reynolds
Editora: Bruaa Editora

  
5. O que há


À nossa volta há milhares de objetos:
nas gavetas, nos armários, nas mochilas
e nos bolsos, debaixo das camas e do sofá...
Muitas vezes, estas coisas não estão quietas, são desarrumadas
(ou seremos nós?) e mudam de sítio, trocam-nos as voltas
Por serem tantas e estarem sempre em movimento,
podemos ter verdadeiras surpresas!
Abrimos uma gaveta e... Ah!
Pomos a mão num bolso e... Oh!
Espreitamos o saco da avó e... Tchiii!
E a mala da mãe, alguém se atreve a adivinhar o que tem lá dentro?
Neste livro há dezenas de imagens para observar e muitos desafios divertidos para todas as idades: para quem ainda está a aprender a falar ou para todos os leitores-detetives que gostam de seguir as pistas e juntar A + B.

Preparados para jogar?


Autor: Isabel Minhós
Ilustração: Madalena Matoso
Editora: Planeta Tangerina

6. A maior flor do mundo


E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

Autor: José Saramago
Ilustrador: João Caetano
Editora: Porto Editora


7. História de um caracol que descobriu a importância da lentidão



Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.

Autor: Luís Sepúlveda
Ilustrador: Paulo Galindro
Editor: Porto Editora


8. Vamos comprar um poeta

Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação.
A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito – como acontece com os pintores ou os escultores – mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual... Uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das ações desinteressadas.

Autor: Afonso Cruz
Editora: Editorial Caminho


9. Momo




Quarenta anos após a sua publicação, a magia de Momo continua intacta. É a história de Momo, a menina de origens misteriosas que vive numas ruínas nos arredores de uma grande cidade. Não tem nada de seu, mas tem uma qualidade muito rara - sabe ouvir e trazer poesia e afeto às vidas daqueles que a rodeiam. Um dia, chega à cidade o exército dos senhores cinzentos, com a intenção de roubar o tempo às pessoas. A vida torna-se estéril e sem alegria, e só Momo pode salvar a população da cidade e devolver-lhe o tempo roubado. Para isso conta apenas com a ajuda de Mestre Hora e de Cassiopeia, a tartaruga que comunica escrevendo mensagens na carapaça...

Autor: Michael Ende
Editora: Editorial Presença

10. Supergigante

Edgar corre a toda a velocidade e deixa tudo para trás: a família,  a escola, os amigos.
Hoje é o dia mais triste da sua vida porque o avô desapareceu, mas é também o dia mais feliz porque Joana o beijou pela primeira vez.
Nesta estrada sempre em frente, Edgar tropeça nas suas reflexões, nos almoços de família, nas gargalhadas dos amigos e nas longas conversas com Joana. 
À medida que avança, Edgar torna-se cada vez maior. A certa altura não cabe dentro do seu corpo. É um monstro. É uma explosão contínua.
É supergigante.
Autor: Ana Pessoa
Ilustrador: Bernardo Carvalho
Editora: Planeta Tangerina
Share:

08 junho 2016

Folhos em inspiração. Para entrar na onda destas ondas...



Muito femininos, os folhos estão a ondular cada peça de roupa, cada estilo, cada curva. Quem vai (e quem não vai) entrar nesta onda?







 
     Fotografias e inspiração Pinterest
Share:

03 junho 2016

Ballet Party ! Os 5 anos da nossa bebé

Esta coisa de nos iniciarmos nas festas "fora de casa" não correu totalmente como o esperado naquela parte de "ter menos trabalho", muito por culpa minha (eu sei), que teimo em não comprar feito, em me esforçar (em demasia) por fazer com as minhas mãos e nem tanto jeito assim,  pondo em prática tudo que me vai na mente. Ideias e inspiração transbordam, intenções pela perfeição também, facto que leva a algumas desilusões na hora de olhar para o produto final conseguido e o imaginado. Frustrações que se esvanecem na hora do sorriso da criança, que não olha ao mal acabado detalhe, esse que não passa despercebido a este olho clínico e perfecionista.
A nossa delicada Flor, principiante de bailarina, queria uma festa cor "rosa clarinho", até porque uma das suas amiguinhas DETESTA rosa forte :)
E assim foi no jantarinho familiar cá em casa (já perceberam que dupliquei cada festa, resultando assim em quatro festas em uma semana...).
Um fofo e delicioso bolo - red velvet - com recheio e cobertura de creme queijo "rosa clarinho" (e com muitas flores, como não podia deixar de ser...). Uma decoração muito pink e suave, para uma menina também ela toda suavidade e delicadeza... E muito ballet e bailarinas à mistura, tal como pedido!
Deixo as palavras, ilustrando com algumas fotos.
Tudo para que se sintam felizes, nos seus dias especiais... O que não fazemos por eles?

Dicas para uma "Ballet Party"

1. Use as roupas, acessórios e sabrinas de ballet na decoração da festa.
2. Use (sem abusar) da cor rosa e branco.
3. Uns simples marshmallows e umas formas em papel frisado para cocos ou pequenos bolos fazem um doce que os miúdos adoram e na forma, claro está, de uma bailarina!
4. Balões com hélio, cobertos com tule atado com um laço em fita a rematar, ficam um espanto. Os meus não aguentaram o peso, pelo que aconselho a testar (os balões tem que ser grandes!). Em alternativa, faça laços em tule, na extremidade do balão.
5. Adicione a tudo isto suavidade, delicadeza e amor em cada pormenor e vai ser um sucesso, com certeza!










Share:
© positive mood | All rights reserved.