16 fevereiro 2016

De autocaravana pelas aldeias históricas de Portugal - parte II

 
 

 De barriga cheia seguimos para a próxima paragem: Belmonte. Aqui corremos a subir ao castelo. Percorremos cada canto da muralha deste e subimos à torre, espreitando em cada ameia. Vimos Belmonte de cima, muito bem empoleirados. E logo descemos para no parque infantil brincar. Porque nem só de programas de adultos se trata esta viagem. A adaptação tem que ser feita para que se sintam felizes. Só assim pode ser! 



 






 
  
Sortelha
Sortelha surpreende-nos logo na chegada, ao contornarmos toda a muralha, escolhendo o melhor sítio para estacionar a Maria. Entrados pela parte superior, deixamo-nos encantar pelos seus telhados, por um olhar de fim de tarde visto dos céus, onde as casinhas se encaixam meticulosamente, abrindo brechas a ruelas desenhadas a dedo, por um qualquer artista a quem batemos palmas de pé! 
Ao amanhecer percorremos as suas ruas, fotografando cada casa, janela, ou porta que nos seduz (muitas, muitas). Tudo pequeno, tudo com detalhe, tudo com muito amor. Cumprimentando gatos e gatinhos, subimos a tomar um café que sempre faz falta,  num lugar perdido e escuro que tão bem achamos. Mais uma janela para o mundo e para a alma que fotografamos. E mais um pelourinho, um castelo e um artista. O Sr. Carlos, carpinteiro e artista na arte das madeiras, com quem brindamos (com o seu licor de laranja caseiro) ao negócio acabado de assinar com um aperto de mãos. A nossa sala ganhou uma mesa de centro em castanho, tosca mas também uma peça de design da natureza, com todas as curvas e (d)efeitos que a vida desenhou nesta árvore. 
Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas. Concordamos e assinamos por baixo!
 
 




 



 

Dicas para autocaravanistas (e não só): pernoitamos em Sortelha, perto do castelo (à porta, sem qualquer problema). Mal estacionamos, fez-se noite. Andavam uns vultos a rondar a zona, mirando o telemóvel e procurando algo... O pai desta família saiu para confirmar a sua suspeita: seria geocaching? Conhecem esta prática? O Geocaching é uma caça ao tesouro dos tempos modernos, jogado ao ar livre no mundo inteiro com receptores de GPS. A ideia base do jogo é dirigir-se até umas coordenadas específicas e encontrar a geocache (recipiente) escondida nesse local. Aqui o pai ajudou os dois casais a encontrarem o seu tesouro, alcançando estes o seu objectivo: "com a ajuda do senhor da caravana", escreveram estes na geocache!





 

 

Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.